sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dissertação sobre o filme : Tempos Modernos.

O filme: Tempos Modernos com Charles Chaplin nos mostra o tratamento desumano à classe trabalhadora (o proletariado).
Os burgueses, que eram os donos dos meios de produção, exploravam muito essa mão-de-obra que era tão miserável. Faziam- os trabalharem em extensas carga horárias para aumentar a produtividade nas suas empresas, sem contar com as condições subumanas em que se encontravam.
Desde a revolução industrial foi constante a luta por melhores condições de trabalho ( melhores salários, carga horária menor , higiene e segurança).
Há um momento no filme que mais arrancou gargalhadas dos expectadores, que foi quando apareceu uma engenhoca para que fosse usada pelos operários em suas refeições, que deu mais problemas do que trouxe soluções.
Podemos perceber o tamanho da preocupação dos proprietários, em diminuir o tempo de almoço dos trabalhadores para que esse tempo economizado fosse aproveitado para uma imediata volta ao trabalho em busca de uma maior produtividade e consequentemente maiores lucros.
Naquela época não havia nenhuma preocupação com a condição humana,  mas os proprietários tinham uma grande preocupação, a de  estarem sempre buscando inovações para que o homem fosse substituído por máquinas que seriam controladas por uma mão- de- obra qualificada ,fazendo com que muitos fossem dispensados.
No primeiro momento do filme é mostrada a cena que muitas ovelhas caminham juntas como se fossem ser abatidas e em seguida uma multidão se atropelando como se caminhassem para a morte. Isso nos mostra o quanto o ser humano é tratado como um animal pela sociedade.
O capitalismo é tão atual hoje, como era naquela época o tema mais discutido .
Um poder minoritário sobre a maioria, um chefe que controla a todos através de um telão sempre pedindo cada vez mais produção. O lucro é mais importante e o homem se transforma em máquina, pois engenhocas são inventadas para que o trabalhador não precise parar, nem mesmo para comer.
Aquele que não consegue acompanhar o ritmo de trabalho que lhe cobram, acaba sendo engolido.
A polícia que deveria proteger o cidadão trabalhador, está do lado de quem tem o poder econômico.
O fechamento das fábricas,causa um grande problema de desemprego, depressão e fome.
Nos é apresentado no filme uma menina faminta que rouba bananas para comer, o que torna-se freqüente pela situação que é apresentada. Daí, muitas manifestações contra a fome e o desemprego, assim como a repressão policial aos movimentos populares.
O filme Tempos Modernos mostra exatamente uma época em que as pessoas trabalhavam muito e ganhavam pouco; A grande diferença entre a classe trabalhadora e os proprietários da produção; A luta por carga horária menor,bons salários e boas condições para trabalhar.
O que posso concluir sobre o filme,  é que foi excelente para mostrar a realidade cruel de uma época em que pessoas eram tratadas como animais ,sem direitos e nem sentimentos respeitados, o que atualmente há em pequena escala no Brasil.
As pessoas devem ser tratadas com mais respeito, principalmente aquelas que fazem parte das classes menos privilegiadas e que passam por tantas dificuldades e são ainda os que trazem os produtos para o nosso consumo que faz parte de nossa  sobrevivência.

Fonte: palavras de Macione Oliveira.

4 comentários: